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Robô de gerenciamento de dados de clientes

A Repair Center é um grande centro de reparo de produtos eletrônicos, fazendo a manutenção de mais de 2500 aparelhos semanalmente, é uma das maiores assistências técnicas autorizada de grandes marcas de celular no mercado.

O Alexandre Croce da Repair Center já era cliente da Flar há bastante tempo, em empresas anteriores que havia trabalhado. Agora, como consultor independente continua conosco.

>> O Problema
A empresa estava em busca de um robô para resolver um problema de transferência de dados de planilhas para sistemas de vários clientes, consumindo muito tempo de seus colaboradores. Eles gastavam, em média, 5 horas diariamente para efetuar esse trabalho.

>> A solução
Com a implementação do robô e automação desse processo, o tempo gasto (que antes era 5 horas diárias) reduziu para meia hora diária e seus colaboradores ficaram livres para outras demandas. Além da redução do tempo, a redução de erros e custos foi grande.

>> Sobre a implementação
Não houve dificuldades para implementação desse sistema, tanto é que após esse primeiro robô a empresa já conta com mais 5 robôs de automação.

Os robôs evoluem diariamente, pois sempre aparecem novas situações na rotina da empresa que precisam ser inclusas no aprendizado do RPA.

>> Outros robôs que a empresa utiliza:
– Robô de abertura da OS: Aplicativo tira fotos do aparelho assim que chega à assistência e o robô inclui essas fotos no sistema de acesso do cliente junto com a OS. Esse sistema informa o status do reparo do aparelho ao cliente.
Maior vantagem: Ganho de tempo na abertura da OS.

*o robô e o app de fotos conseguiram padronizar o processo.

– Coleta de dados: O robô coleta dados no site de um fornecedor, no sistema interno, mesclando essas informações em uma planilha, fazendo upload em um segundo site. A empresa possuía 12 colaboradores alocados para fazer esse procedimento diariamente. Com a implementação desse robô, a equipe foi reduzida para 6 pessoas (realocando os outros colaboradores para outras áreas da empresa). Aumentando assim a capacidade de processamentos das informações, a velocidade de execução do trabalho e diminuindo a chance de erros.

>> Depoimento do cliente:
O problema de atraso no atendimento dos clientes foi sanado, melhorando o processo com um custo menor. Todo trabalho burocrático o robô realiza, não há mais OS pendente, o ganho de receita subiu, e com menos pessoas conseguimos abrir mais OS por dia. Atualmente atendemos  mil OS diariamente.

 

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