EnglishPortugueseSpanish

Nosso Blog

Confira nossos últimos artigos sobre RPA - Robotic Process Automation

Illimity Bank simplifica o processo de empréstimo e economiza 15 horas por mês com o Microsoft Power Automate

O primeiro banco nativo da nuvem da Itália, o illimity, se dedica ao uso de tecnologia para melhorar a eficiência e fornecer novos serviços inovadores, contando com sua sólida experiência. Listada no MTA da Bolsa de Valores Italiana, a illimity adota uma arquitetura aberta e modular. Um serviço que oferece são descontos para funcionários em empréstimos, mas seu processo de aplicação e aprovação era lento e ineficiente. illimity usou o Microsoft Power Automate para simplificar, agilizar e automatizar esse processo, economizando 15 horas por mês e lidando perfeitamente com 15 solicitações por mês. Em seguida, ele usará o Microsoft Power Platform para impulsionar ainda mais a eficiência por meio do desenvolvimento dos cidadãos.

Com o Power Apps e o Power Automate, podemos levar nosso pessoal ao próximo nível, para que eles possam consumir e ajustar seus próprios relatórios e automatizar suas tarefas diárias.

Francesco Zitelli: gerente do programa de TI Ilimity Bank

Um banco nativo da nuvem

O Illimity Bank foi fundado em 2018, com a missão de reconhecer e valorizar o potencial das pessoas, famílias e empresas. Como o primeiro banco italiano a operar inteiramente na nuvem, o Illimity se orgulha de usar modelos de negócios inovadores e de alta tecnologia para apoiar empreendimentos de alto potencial e introduzir novos paradigmas bancários.

“Nascemos digitais”, diz Filipe Teixeira, Chief Information Officer do illimity Bank. “Temos uma plataforma bancária on-line totalmente digital e estamos sempre nos esforçando para trazer inovações ao mercado italiano.”

Para atingir esse objetivo, a Illimity construiu sua infraestrutura de TI no Microsoft Azure e Microsoft 365 e usa um conjunto completo de serviços da Microsoft, incluindo Microsoft Teams , SharePoint e Microsoft Power Platform . Agora está usando o Power Automate e o Power Apps para transformar processos, criar eficiências e impulsionar o crescimento.

Impacto de baixo código

Oferecer suporte a um banco totalmente digital é um trabalho de tempo integral para a organização de TI do illimity, com um fluxo quase constante de solicitações de suporte mantendo-a ocupada. Após um encontro casual com um tutorial online da Microsoft Power Platform, a equipe de soluções de colaboração da organização usou as ferramentas de desenvolvimento de baixo código em Power Apps para construir um help desk de TI , reduzindo a carga de trabalho do departamento em apenas uma semana. A solução usa o Power Automate para desenhar em um banco de dados simples do SharePoint e fornece aos usuários as respostas de que precisam por meio de um front-end orientado por Power Apps.

“O tutorial do Microsoft Power Platform deve ser ensinado em todos os cursos do primeiro ano na universidade”, diz Francesco Zitelli, gerente do programa de TI do Illimity Bank. “Aprendemos como pode ser fácil entregar um aplicativo e como seu impacto pode ser poderoso.”

Depois desse sucesso inicial, a equipe de Zitelli procurou mais processos internos para simplificar com o Microsoft Power Platform e escolheu o processo de aprovação para um programa de empréstimo com desconto que o Illimity oferece a seus mais de 500 funcionários – uma vantagem significativa e popular em todos os níveis da a empresa.

Um processo manual automatizado

Originalmente, um único funcionário no escritório de subscrição processava manualmente os e-mails não estruturados, mensagens instantâneas e chamadas telefônicas que constituíam a maior parte das solicitações de empréstimo dos funcionários. O funcionário então teve que seguir um complexo processo de pré-seleção, comparando os detalhes da solicitação e enviando resumos ao RH para autorização. O processo longo e lento tornava difícil rastrear as solicitações e ainda mais difícil obter uma visão geral de todos os aplicativos pendentes.

“Quando começamos o projeto, tínhamos cerca de 10% de nossa força de trabalho solicitando um total de € 5 milhões em crédito”, diz Zitelli. “Nosso objetivo era automatizar o processo de aprovação e facilitar a vida do departamento de subscrição.”

Zitelli e sua equipe de projeto usaram o Power Automate para carregar uma base de conhecimento em sua intranet para o SharePoint Online, fornecendo instruções para quem deseja fazer um empréstimo. Os funcionários então inserem suas informações no Microsoft Forms Pro , onde são coletadas e estruturadas. A equipe do projeto incluiu campos obrigatórios, legendas e validação de dados no Forms Pro para ajudar os funcionários a garantir que suas inscrições sejam totalmente preenchidas e sem erros.

Um fluxo de trabalho do Power Automate então ingere automaticamente esses dados e usa campos calculados para ajudar a pré-processar cada solicitação e calcular se ela é elegível. O escritório de subscrição pode acessar essas informações a qualquer momento usando uma combinação de SharePoint e Teams, obtendo uma visão muito necessária do cenário de empréstimos internos.

Após validar a solicitação, o Power Automate abre uma solicitação de aprovação com o RH, que pode finalizar o empréstimo por e-mail automatizado. Nesta fase, o Power Automate atualiza a lista do SharePoint e gera um PDF com todas as informações relevantes para o funcionário. Ao longo do processo, o Power Automate envia todas as atualizações relevantes a um grupo de equipes para uma análise mais detalhada.

Horas economizadas, milhões emprestados

O novo processo alivia uma enorme carga sobre o escritório de subscrição, economiza tempo e dinheiro, e torna mais fácil para seus funcionários o acesso a um benefício importante. No total, o novo sistema de empréstimos de funcionários do Illimity está lidando com aproximadamente 15 solicitações por mês, e estima-se que 50 por cento dos funcionários usarão a ferramenta pelo menos uma vez nos próximos dois anos.

A equipe de subscrição conseguiu reduzir o tempo de processamento de uma hora por solicitação para apenas 20 minutos. Agora ele pode responder às solicitações em questão de dias, em vez de uma semana inteira, economizando um total de 15 horas por mês. Além do mais, agora é muito mais fácil ver o quadro geral quando se trata de empréstimos para funcionários, de modo que a equipe de subscrição pode identificar gargalos e adicionar mais eficiências com o passar do tempo.

“Usamos os recursos de automação do Microsoft Power Platform para melhorar drasticamente a eficiência de nosso processo de empréstimo de funcionários”, afirma Zitelli. “A economia de tempo foi um retorno valioso do nosso investimento.”

Um futuro de baixo código

Além de trazer novas eficiências aos seus processos de empréstimo, a Illimity está usando o Microsoft Power Platform para ilustrar o valor do desenvolvimento e automação de baixo código para seus usuários de negócios. O objetivo é incentivar os desenvolvedores cidadãos a produzir seus próprios relatórios, painéis e aplicativos, entregando novos recursos mais rapidamente e com menos pressão sobre a equipe de TI.

“Temos empresários jovens, talentosos e curiosos no illimity, e eles estão usando a plataforma da Microsoft para descobrir todos esses novos métodos colaborativos”, diz Zitelli. “Com o Power Apps e o Power Automate, podemos levar nosso pessoal ao próximo nível, para que possam consumir e adaptar seus próprios relatórios e automatizar suas tarefas diárias.”

A equipe de soluções de colaboração também está investigando o potencial do uso de automação de processos robóticos (RPA) no Microsoft Power Platform para automatizar outros fluxos de trabalho. “Planejamos conduzir POCs para avaliar as grandes oportunidades do RPA”, diz Zitelli. “E ao lado disso, continuaremos a usar o Power Apps e o Power Automate para criar um novo valor de negócios – e cumprir a promessa do banco digital para nossos clientes.”

Enquanto isso, os outros membros da equipe de Zitelli estão entusiasmados com a facilidade de uso do Microsoft Power Platform e estão ansiosos pela oportunidade de ajudar a impulsionar mais inovações digitais no Illimity Bank. “Não sei programar e não sou um desenvolvedor, mas consegui adquirir o Microsoft Power Platform muito rapidamente”, disse Chiara Sibilia, especialista em operações digitais e TIC do Illimity Bank. “Power Automate e Power Apps revolucionaram a forma como posso trabalhar. Quando criei meu primeiro painel no Power BI, tive a sensação de ter um presente simples e intuitivo para trabalhar e testar minhas habilidades. ”

Ao transferir esse poder para os usuários de negócios, a ilimidade pode liberar sua organização de TI para se concentrar no objetivo estratégico maior – obter uma vantagem competitiva no setor bancário em rápida evolução. E como uma organização nativa digital, ela está perfeitamente posicionada para fazer isso, oferecendo serviços de alta tecnologia para seus clientes.

“Nem todos os bancos aproveitam a oportunidade para fazer experiências sem código e com baixo código”, diz Zitelli. “No illimity, todos os 500 funcionários, desde nosso CEO até aqueles que acabaram de entrar, têm acesso à Microsoft Power Platform e podem começar a inovar em suas funções assim que quiserem.”

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Logo Flar Consulting - Power Automate

Automatize processos e evite erros humanos. Rápido retorno dos investimentos. Deixe seu contato abaixo e em breve nosso especialista entrará em contato!

Aumente a produtividade da sua empresa em até 104% com o Microsoft Power Automate.

Open chat
Fale com nosso especialista!